sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pão e circo para o povo

Na Roma da Antigüidade Clássica, César dava à massa pobre e faminta os espetáculos vividos no Coliseu; era a chamada política do “Pão e Circo”. Ao povo fornecia-se pão, para saciar a fome, e shows de combates entre gladiadores, para saciar a mente. O povo dificilmente se rebelava contra os governantes daquela cidade, pois estava saciada física e mentalmente।


No Brasil, todos os anos, o mês de fevereiro faz com que o povo reviva essa realidade। Ao contrário das batalhas e das corridas de bigas, se tem o Futebol, Carnaval, entre outras manifestações populares. A diferença entre Roma e o Brasil é exatamente a fome. Ao menos lá, o povo estava alimentado com pão, aqui nem migalhas se tem!


A festa não pode parar porque tudo faz parte do plano, mas que plano? Na realidade, no Brasil, o que há de planejado e organizado, é o crime.


Para aqueles que pretendem refletir, vale a pena deixar uma questão: Devemos nos juntar à folia e deixar a vida correr ou pensar nos problemas e deixá-los nos corroer??




Um comentário:

  1. Pois é isso pode ser até um dilema, mas talvez o carnaval seja um momento de alento para que passa o ano inteiro sofrendo, mas isso nao quer dizer que seja esquecido.

    ResponderExcluir